A sedação endovenosa é um procedimento utilizado durante tratamentos odontológicos para reduzir o nível de consciência do paciente. Realizada no consultório do dentista, esta técnica envolve a administração de medicamentos pelo médico anestesista, levando o paciente a um estado de sono induzido. Isso permite que o dentista inicie o procedimento sem que o paciente esteja consciente dele, proporcionando maior conforto durante o tratamento.
A sedação consciente é uma excelente opção para indivíduos que enfrentam ansiedade ou apreensão em relação a tratamentos odontológicos, independentemente do tipo de procedimento. É altamente recomendada para cirurgias mais complexas e prolongadas. Além disso, é uma escolha acertada para aqueles que desejam experimentar maior conforto durante o tratamento e preferem não estar totalmente conscientes do procedimento em si.
○ Sedação endovenosa é o mesmo que anestesia geral?
Não. A sedação endovenosa não é o mesmo que anestesia geral. Na sedação endovenosa, o médico anestesista irá aplicar um medicamento que irá induzir o paciente a dormir e por consequência o paciente não terá que presenciar o tratamento odontológico. Assim, o paciente entra em um estado de relaxamento profundo, mantendo-se acordado, ao contrário da anestesia geral, na qual a consciência é totalmente perdida. Mesmo sedado é aplicada a anestesia local.
○ A sedação endovenosa é um procedimento seguro?
É muito seguro porque não inibe nenhuma função do corpo e tem o acompanhamento dedicado do médico anestesista durante todo o procedimento, monitorando funções vitais, com verificação da pressão arterial, frequência cardíaca, oxigenação sanguínea e eletrocardiograma.